Como a Automação de Marketing contribui para o crescimento das empresas

mar 28, 2023 | Blog, Marketing

A automação de marketing tem se mostrado uma ferramenta essencial para empresas que desejam aumentar a eficiência, otimizar recursos e obter melhores resultados em suas campanhas de marketing.

Uma pesquisa realizada pela Software Path apontou que empresas que usam softwares de automação de marketing para engajar leads em potencial observaram um aumento de 451% em leads qualificados e que 91% dos profissionais de marketing acreditam que a automação é essencial para seus negócios.

Sendo assim, vamos entender os fatores que justificam esses números e como a automação contribui para o crescimento das empresas.

No artigo de hoje veremos:

  • O que é automação de marketing;
  • Como a automação é útil em negócios de diferentes tamanhos;
  • Os principais benefícios da automação;
  • Cuidados a serem tomados ao automatizar a comunicação de um negócio.

O que é automação de marketing?

Automação de marketing é um processo que utiliza tecnologia para automatizar tarefas em uma estratégia de marketing. 

Desta forma, processos e atividades que vão desde a coleta e análise de dados ao disparo de e-mails, postagens em redes sociais, criação de landing pages, e gerenciamento de leads pode ocorrer de forma automática.

Além disso, é possível segmentar o público-alvo e personalizar a comunicação do seu negócio, garantindo mais assertividade em suas ações de marketing.

Como a automação de marketing pode ser útil para negócios de diferentes tamanhos?

A automação de marketing é útil para empresas de pequeno, médio e grande porte. Os benefícios e recursos a serem utilizados variam de acordo com o tamanho e necessidade da empresa. Veja alguns exemplos:

Automação de marketing para empresas de pequeno porte:

  • Envio de e-mails e geração de relatórios;
  • Segmentação de leads para melhorar a personalização das mensagens proporcionando atendimento individualizado;
  • Monitoramento de campanhas de marketing auxiliando na identificação de melhorias para tomada de decisões;
  • Crescimento no número de leads da empresa.

Automação de marketing para empresas de médio e grande porte:

  • Integração das plataformas de marketing e vendas facilitando a comunicação e a colaboração entre as equipes;
  • Gerenciamento de grandes volumes de leads e clientes, otimizando tempo;
  • Maior compreensão do comportamento do cliente e das tendências de mercado;
  • Direcionamento de informações com base nos conteúdos consumidos por seus leads e clientes.;
  • Otimização das campanhas de marketing contribuindo para a redução do custo da aquisição de novos clientes.

Vale ressaltar que as maiores empresas do mercado que fornecem softwares de automação têm diferentes packs que podem ser adaptados de acordo com a necessidade e realidade do negócio, conforme veremos mais adiante.

Como a automação de marketing pode ajudar uma empresa a vender mais?

Um dos principais objetivos da maioria dos negócios é o aumento de vendas. Neste ponto a automação de marketing traz uma forte contribuição por meio de quatro fatores, veja:

1º Melhora na segmentação de leads

Através da coleta de informações como interesses, comportamento de navegação e histórico de compras os leads podem ser segmentados em grupos com características semelhantes. Isso torna possível a personalização de mensagens e ofertas mais assertivas para cada um desses grupos.

2º Aumento da efetividade das campanhas

Recursos como Teste A/B, por exemplo, podem ser usados para que a equipe entenda qual estratégia é mais assertiva, melhorando os resultados.

3º Acompanhamento do ciclo de vendas

Por meio da automação é possível acompanhar em tempo real o estágio em que cada lead se encontra no processo de compra, compreendendo desde a primeira interação até o fechamento da venda.

Isso auxilia na identificação e correção de possíveis desvios no seu processo de vendas para alinhá-lo à jornada feita pelo seu consumidor.

4º Redução do tempo gasto em tarefas manuais

Essa pode ser considerada a maior vantagem da automação de marketing, pois com ela é possível simplificar e automatizar tarefas que antes eram realizadas manualmente. Desta forma a energia da equipe direciona esforços para a parte estratégica e criativa do negócio.

5º Agilidade no atendimento ao cliente

Por meio da automação e inteligência artificial chatbots podem ser configurados trazendo agilidade e direcionamento em situações onde o atendimento ao cliente precisa ser realizado em grande escala.

Por que investir na Automação de Marketing?

Sintetizando as informações, podemos dizer que além do aumento nas vendas,  a automação de marketing pode ajudar a empresa a economizar  recursos, melhorar a eficiência da equipe de marketing e vendas, e proporcionar uma melhor experiência para o cliente.

A possibilidade de transmitir conteúdos em grande escala e segmentar quem receberá esses conteúdos em poucos cliques faz com que um tempo menor seja gasto ne comunicação da empresa com os seus leads e clientes.

Ao automatizar tarefas rotineiras, a equipe pode se concentrar em atividades mais estratégicas, como a criação de novas campanhas e a identificação de oportunidades de negócio. Além disso, a automação de marketing permite que a empresa acompanhe os resultados de suas campanhas com mais precisão, o que pode ajudar a identificar áreas de melhoria e a tomar decisões mais embasadas. 

Por fim, a automação de marketing pode ajudar a empresa a se diferenciar da concorrência, oferecendo uma experiência de compra mais personalizada e eficiente aos clientes.

Automação de Marketing

Automação de Marketing

Cuidados necessários ao adotar a automação de marketing

Já mencionamos muitos benefícios que a automação de marketing pode trazer para a estratégia de uma empresa. Porém, para colher os resultados positivos alguns pontos devem ser analisados, por exemplo:

  • Treinamento e qualificação da equipe

Antes de adotar a automação de marketing é necessário munir sua equipe de todas as informações necessárias para extrair o melhor da ferramenta, afinal, nenhuma ferramenta funcionará de forma plena sem os inputs e estratégias que serão definidas pelas pessoas integrantes do processo.

Sendo assim, é vital o domínio do funcionamento do software e das informações já existentes na empresa para garantir funcionamento em alto nível de tudo o que depender da ferramenta de automação e das pessoas do seu time.

Investir em um excelente software de automação sem o devido treinamento para que seu time possa utilizá-lo se compara a entregar um carro esportivo de última geração nas mãos de alguém que não sabe dirigir. Muito potencial, porém, poucos resultados.

  • Base de contatos 

É preciso que a empresa tenha uma base  atualizada com contatos que autorizem o recebimento de comunicação e marketing, pois desta forma as chances da comunicação da sua empresa ser considerada spam diminuem.

  • Planejamento de conteúdo e fluxos de automação

Uma comunicação assertiva atinge o cliente no momento exato que ele está a procura de uma solução que é oferecida pela sua empresa. Desta forma, planeje conteúdos que se encaixem na jornada do seu consumidor fazendo com que a mensagem seja relevante para ele.

Com um bom planejamento dos conteúdos é possível elaborar um fluxo de automação eficiente de acordo com as preferências de conteúdo de seus leads e o estágio em que eles se encontram.

Ferramentas de automação de marketing

As principais ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado possuem recursos como criação e gestão de landing pages, e-mail marketing, gerenciamento e segmentação de leads, análise de resultados, automação de workflows, e em alguns casos, integração com outras ferramentas de marketing digital e e-commerce.

Atualmente as  ferramentas de automação mais utilizadas são:

Os preços variam de acordo com as funcionalidades escolhidas, e geralmente, as empresas oferecem planos e pacotes de serviços para que as pessoas escolham o que melhor corresponder à realidade atual em termos de custo benefício para determinado negócio.

Sabemos que as redes sociais são extremamente importantes nas estratégias de marketing das empresas. 

A automação também pode auxiliar no processo de lidar com altos fluxos de postagens em diferentes redes sociais, oferecendo funções como agendamento de posts, respostas de DM’s, análise de desempenho e fornecimento de insights como o melhor horário e dia para postagem, por exemplo.

Uma outra opção interessante das ferramentas de automação para as redes sociais é a entrega de comparativos entre determinado negócio e outro do mesmo segmento, ou seja, concorrentes. Dados como número de seguidores, média de engajamento, frequência de postagens, entre outros.

Confira as principais ferramentas de automação para redes sociais:

Conclusão

A automação de marketing é um recurso cada vez mais importante nas estratégias de comunicação das empresas. Com ela, é possível aumentar a eficiência das campanhas de marketing, reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar o relacionamento com o público-alvo.

O maior benefício obtido é que ao automatizar tarefas repetitivas, os profissionais de marketing podem se concentrar em atividades que demandam maior raciocínio crítico. 

Outra grande vantagem da automação de marketing é a possibilidade de monitorar e analisar o desempenho das campanhas em tempo real. Com isso, é possível identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias para alcançar melhores resultados.

Por fim, a automação de marketing é  essencial para as empresas que buscam se manter competitivas no mercado. Ao automatizar processos e personalizar campanhas, as empresas conseguem atender às necessidades e expectativas dos clientes de forma mais eficiente, o que contribui para o aumento da satisfação do cliente e, consequentemente, do sucesso dos negócios.

Se você quer dar um passo adiante em suas estratégias de marketing e para identificar quais são as melhores opções para o seu negócio, fale com a Fundamento Marketing e vamos apontar a melhor solução para você.

Obrigado por ler até aqui e até o próximo conteúdo.

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