COP28: Pesquisa ouve empresários sobre expectativas e preparativos para o evento

abr 4, 2024

 

  1. Levantamento tem realização da Fundamento Análises e apoio institucional da Associação Brasileira de ESG, ABRAPS e ICCB 

 

  1. Interessados podem acessar o site www.pesquisacop28.com.br e preencher o questionário até o próximo dia 27 de outubro, com opção de receber resultados em primeira mão 

 

São Paulo, outubro de 2023 – Traçar um panorama sobre as expectativas e preparativos das empresas sediadas no Brasil para 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Esse é o objetivo da pesquisa Na Trilha da COP 28, que a Fundamento Análises, unidade da Fundamento Grupo de Comunicação, realiza até 27 de outubro.  

Com apoio institucional da Associação Brasileira de ESG, da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS) e do Instituto Capitalismo Consciente – Brasil (ICCB), o levantamento é direcionado aos gestores que atuam em ASG (Ambiental, Social e Governança), sustentabilidade, responsabilidade corporativa e áreas correlatas.  

Para participar, basta acessar o site www.pesquisacop28.com.br e preencher o questionário online. Não é necessário se identificar, mas os gestores que informarem seus dados de contato receberão os resultados em primeira mão.  

“As consequências das mudanças climáticas já estão claramente visíveis em todas as partes do mundo, e certamente as empresas possuem um papel fundamental no enfrentamento desse desafio global”, destaca Marta Dourado, presidente da Fundamento Grupo de Comunicação. “Ao envolver diretamente aqueles que se empenham no dia a dia para aliar produtividade, lucratividade, preservação e bem comum, a pesquisa possibilitará compreendermos um pouco como as corporações estão lidando com os riscos e efeitos climáticos, que soluções estão buscando e suas dificuldades”. 

Marta acrescenta que o levantamento também trará elementos importantes sobre as atividades preparatórias específicas para a COP 28. “Considerando a relevância do Brasil nas questões ambientais e os recentes debates em torno das políticas de preservação, é essencial ainda apurar o que esses gestores esperam da atuação do país nos debates e deliberações da conferência. O conjunto dessas impressões de importantes formadores de opinião certamente contribuirá para a reflexão e planejamento de todos que buscam continuamente a construção de soluções corporativas viáveis e sustentáveis”. 

Sobre a COP 28 

Durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, a Rio 92, representantes de 179 países consolidaram uma agenda global para minimizar os problemas ambientais mundiais. O foco era a busca do desenvolvimento sustentável, com um modelo de crescimento econômico e social aliado à preservação ambiental e ao equilíbrio climático em todo o planeta. Nesse cenário, foi elaborada a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).  Foram definidos compromissos e obrigações para todos os países (denominados Partes da Convenção). A Conferência das Partes da Convenção (COP) reúne todos os anos os países membros para determinar metas e responsabilidades, e identificar e avaliar medidas climáticas. A 21ª sessão da COP (COP21) conduziu ao Acordo de Paris, que mobilizou uma ação coletiva global para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais até 2100, e para agir para se adaptar aos efeitos já existentes das alterações climáticas. Visite o site oficial da COP 28.  

Sobre a Fundamento Análises 

A Fundamento Análises é a unidade da Fundamento Grupo de Comunicação especializada em identificar tendências e elaborar indicadores consistentes, agregando Business Analytics à tomada de decisões, gerenciamento de riscos e crises e planejamentos estratégicos de comunicação corporativa. Com ampla experiência de mercado, alia tecnologias avançadas à expertise e capacitação de seus profissionais, garantindo resultados precisos e diagnósticos relevantes para empresas e organizações de todos os portes, nos mais variados setores. Todos os projetos seguem as diretrizes do Código Internacional de Pesquisa de Mercado, de Opinião e Social ICC/ESOMAR, assegurando os mais altos padrões de ética, sigilo e confiabilidade nos dados apurados. Saiba mais em https://fundamento.com.br/analises/pt_br/ 

Sobre a Fundamento Grupo de Comunicação   

Com mais de 30 anos de atuação, a Fundamento Grupo de Comunicação é uma agência brasileira que integra performance, autoridade digital e comunicação corporativa. Com equipes especializadas e metodologias de gestão ágil, a agência viabiliza estratégias de negócios que incorporaram marketing, relações públicas e inteligência de mercado. Criada por Marta Dourado, a Fundamento está entre as 30 maiores agências individuais no país, de acordo com o ranking do setor de comunicação corporativa. Associada da Baird’s CMC e GlobalComPR Network, possui extensa bagagem em trabalhos internacionais, seja liderando projetos na região da América Latina, onde possui extensa rede de colaboradores, seja integrando projetos globais. Seu portfólio inclui alguns cases históricos, sendo vários premiados. Saiba mais em: https://fundamento.com.br/pt_br/ 

Sobre a Associação Brasileira de ESG 

A Associação Brasileira de ESG, foi criada em 2021, por membros e conselheiros da Academia Europeia da Alta Gestão, instituição multinacional que possui relacionamento efetivo com mais de 15.000 líderes. Atualmente, conta com 50 conselheiros e mais de 500 membros, das principais empresas e instituições do Brasil. Juntas representam mais de 25% do PIB nacional. Seu objetivo é mobilizar e sensibilizar profissionais, líderes e organizações, em boas práticas de ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e de Governança), considerando que a adoção desses padrões não apenas reflete um compromisso com a responsabilidade corporativa, mas também pode melhorar a competitividade das empresas. Saiba mais em https://www.associacaoesg.org.br/ 

Sobre a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS) 

A ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável é uma instituição sem fins lucrativos, empenhada em fortalecer a atuação de quem trabalha pelos objetivos do desenvolvimento sustentável, os ODS da Agenda 2030 da ONU, de maneira diferenciada e complementar ao que vem sendo abordada por outras instituições e profissionais que atuam neste tema. Congrega pessoas físicas e jurídicas com crenças, competências e valores em comum, e que atuam diariamente para que o desenvolvimento sustentável aconteça. Busca contribuir com o fortalecimento da atividade destes profissionais e instituições pelo desenvolvimento sustentável, por meio do estímulo à conexão e à troca de experiências entre seus associados, da participação e realização de eventos, do fomento à construção e disseminação de conhecimento, da disponibilização de produtos serviços e oportunidades. Saiba mais em https://abraps.org.br/ 

Sobre o Instituto Capitalismo Consciente – Brasil (ICCB) 

O Instituto Capitalismo Consciente Brasil é o representante oficial do Conscious Capitalism Inc., movimento global que se originou nos Estados Unidos e que tem como objetivo elevar a consciência das lideranças para práticas empresariais baseadas na geração de valor para todos os stakeholders. E aqui não se trata de valor somente financeiro. Empresas que atuam alicerçadas nos pilares do Capitalismo Consciente – Propósito Maior, Cultura Consciente, Liderança Consciente e Orientação para Stakeholders – geram também valor intelectual, físico, ecológico, social, emocional, ético e até mesmo espiritual a todas as partes interessadas do negócio, sem prejuízo à geração de lucros a investidores e acionistas. Desde 2013, atua para transformar o jeito de fazer investimentos e negócios no país, para diminuir as desigualdades, multiplicando os pilares que levam a uma gestão mais humana, ética e sustentável. Saiba mais em https://ccbrasil.cc/ 

ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Nathalia Alcoba | (11) 91003-1294 | imprensa1@fundamento.com.br 
Samara Alcantara | (11) 91003-1294 | imprensa2@fundamento.com.br
Kelly Ortiz | 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br 

Leia também

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

O vídeo como ferramenta de estratégia de divulgação

A eficácia e o impacto dos conteúdos em vídeo são bem estabelecidos. Com a capacidade de transmitir uma mensagem clara e envolvente, esse formato tem sido amplamente adotado por influenciadores e marcas para divulgações. A produção audiovisual se consolidou como uma...

Realidade estendida na publicidade e marketing

Realidade estendida na publicidade e marketing

Dentro da temática tecnológica, a Inteligência Artificial tem sido destaque, mas outras inovações, como a realidade estendida, também oferecem inúmeras possibilidades criativas. A combinação de conteúdos textuais inteligentes com recursos visuais imersivos de...

Share This