Alguma coisa entre 9,7 e 14,2 milhões de dólares. Segundo levantamento do Gartner, este é o prejuízo anual que as empresas registram por tomar decisões baseadas em dados inconsistentes. Além da verba investida muitas vezes em fornecedores pouco capacitados ou especializados em análises estratégicas, processos de captura de dados desestruturados e ferramentas tecnológicas pouco intuitivas, essa conta envolve estragos muito maiores ao caixa das companhias do que ter, por exemplo, simplesmente adquirido o dobro de equipamentos necessários porque o número de funcionários e as demandas em cada unidade não foram corretamente mapeados.
Informações e cenários equivocados, no mundo real, se traduzem em impactos que colocam em risco a sobrevivência da corporação. Parece exagero? Não é.
Imagine fechar uma previsão de investimentos e receitas com base em balanços financeiros inexatos. Se comprometer com contratos de longo prazo sem ter à mão todas as consequências que isso pode implicar futuramente. Lançar um produto que custou milhões de dólares em pesquisas e fracassar porque o comportamento do consumidor e suas necessidades não foram corretamente identificadas, levando a uma abordagem de marketing inadequada – e zero retorno nas vendas. Estabelecer metas erradas para a equipe comercial. Implementar um programa de redução de custos sem saber onde estão os gastos. Ou até mesmo mudar a localização de uma fábrica com base em um estudo frágil sobre as conexões com os principais mercados consumidores e os custos de logística envolvidos.
Outro aspecto bastante afetado por dados inconsistentes é a área de compliance. Neste campo, lidar com informações inexatas pode significar assumir grandes riscos desnecessariamente, deixar de se enquadrar em regulamentações e certificações fundamentais, sofrer penalidades e perder o acesso a oportunidades de mercado. O mesmo acontece com as adequações necessárias para atender à Lei Geral de Proteção de Dados. Será impossível desenhar processos efetivos e apontar com propriedade as medidas de ajuste, colocando mais uma vez a companhia sob ameaça.
Sem dúvida é cada vez maior o número de empresas que reconhecem a importância das pesquisas qualitativas e quantitativas, cenários setoriais, auditorias de opinião e análises estratégicas em geral para seu planejamento de negócios e sustentabilidade de suas operações. Mas é essencial contar com o suporte de especialistas nesse momento, com a utilização das mais eficazes metodologias de captura e análise dos dados. É a receita para assegurar que suas informações tenham quatro características indispensáveis:
Precisão! Reflitam o mundo real.
Confiança! Livres de resultados contraditórios e sem embasamento.
Relevância! Na era do Big Data, é o que gera resultado.
Atualização! Na velocidade da sociedade dinâmica e conectada.
Responda rápido: será que sua empresa está trabalhando com o suporte de dados consistentes? Se não estiver 100% seguro, saia da estatística e pare de perder tempo e dinheiro. A Fundamento Análises pode ajudar.