Como as relações com o governo impactam no funcionamento de empresas públicas e privadas

nov 30, 2022

No dia 2 de dezembro comemora-se o Dia Nacional das Relações Públicas. Essa profissão, embora sancionada há pouco tempo, em 1984, surgiu há mais de 140 anos, quando Ivy Lee foi considerado o primeiro RP oficial da história. O jornalista americano atuou em diferentes companhias modificando a forma como elas se apresentavam para o público e intermediava o diálogo entre comunidade e empresas.

A atividade, que aparece em vários filmes de Holywood e, agora nas séries da Netflix, se tornou uma profissão essencial para qualquer empresa pública ou privada, pois o trabalho desse profissional é criar, construir, manter e divulgar uma boa imagem ao público.

Institucionalmente é o RP quem dá a voz e tom da comunicação para fortalecimento dos diálogos com suas audiências. Ser ouvido e respeitado e ter reputação sempre impactou de forma decisiva negócios e organizações. Num mundo universo digital em que todo mundo é mídia e notícias correm o globo em segundos, esse papel se tornou cada vez mais importante. E para tal é preciso planejamento.

Entender o funcionamento das leis vigentes é primordial para quem busca maneiras de alavancar os negócios ou até mesmo compreender os problemas de algum setor específico.

Como ter uma boa atuação junto às relações com o governo?

Para exemplificar, vamos falar das relações governamentais, que são estratégias que podem ser propostas por qualquer pessoa, seja física ou jurídica, para assim, fornecer as informações e instrumentos necessários para as autoridades públicas tomarem as decisões políticas.

Imagine os seguintes cenários: é o ano inicial de uma troca de governo, que define como prioridade setores que, até o mandato anterior, não recebiam uma alta porcentagem de investimento. Ou então, algumas empresas específicas passaram a ser parte do setor privado. Você consegue identificar até que ponto essas situações impactam na sua empresa ou negócio?

A necessidade de consultar um profissional apto a atuar nas relações com o governo e que esteja preparado para lidar com aqueles que tomam as decisões e os que são impactados por elas (também conhecidos como stakeholders). Esse RP precisa ter algumas premissas para desempenhar um papel estratégico e obter um resultado de sucesso:

  •  Capacidade de comunicação transparente, honesta e integra;
  •  Oferecer soluções eficientes;
  •  Se atentar a segurança de dados e informações;
  •  Incentivar as práticas de boa governança;
  •  Trabalhar sempre com a atualização / correção de dados, quando necessário;
  •  Estar a par das legislações nacionais e internacionais e cumprir as regulamentações do mercado.

Assim, o profissional consegue assegurar que os objetivos da empresa ou entidade que esteja representando, sejam conquistados.

Contudo, é fundamental ter conhecimento do cenário político da região em que a empresa mantém as suas operações, praticar as relações com o governo, a fim de conhecer as informações que possam trazer impactos ao negócio.

Mais do que nunca, este é o momento em que os princípios de transparência e ética devem ser colocados em ação, pois é o que garante um diálogo formalizado entre a sociedade, empresas e poder público, evitando situações de conflito de interesses e demais irregularidades.

A Fundamento tem essa experiência de sobra! No mercado há mais de 30 anos, criamos diálogos e experiências entre marcas, pessoas e organizações, atuando para construir relacionamentos sustentáveis, baseados em mutualidade. Saiba mais sobre nós e visite nossas redes sociais!

Leia também

Realidade Estendida em Publicidade e Marketing

Realidade Estendida em Publicidade e Marketing

Dentro da temática tecnológica, a Inteligência Artificial tem sido destaque, mas outras inovações, como a Realidade Estendida, também oferecem inúmeras possibilidades criativas. A combinação de conteúdos textuais inteligentes com recursos visuais imersivos de...

Share This