Cenário setorial: cinco informações essenciais que podem salvar sua empresa

nov 12, 2021 | Análises, Blog

De um lado, o Ministério da Economia registrou um número recorde de 1,4 milhão de empresas abertas no Brasil entre maio e agosto deste ano. De outro, o IBGE aponta que 48% das empresas encerram suas atividades em até três anos. A diferença entre lançar e conseguir manter um empreendimento de sucesso ou se tornar apenas mais um ponto nas estatísticas desfavoráveis, pode estar nas informações essenciais que você deixou de levantar.

Embalados pelo sonho de ter seu próprio negócio e convictos de que seu produto ou serviço é exatamente o que o público procura, muitos empreendedores deixam de recorrer a uma ferramenta acessível e fundamental para o seu planejamento: o cenário setorial.

Um cenário setorial é um levantamento abrangente de insights que podem orientar a sua empresa a definir a melhor estratégia de atuação, além de contornar com eficácia e criatividade os desafios inerentes ao seu ramo de atividade.

Com a utilização de fontes como banco de dados abertos ou por assinatura, relatórios elaborados por autoridades, entidades e especialistas de mercado, publicações na imprensa e posts nas sociais, entrevistas com formadores de opinião e sondagem do comportamento do potencial consumidor, o profissional de análises estratégicas pode traçar um cenário completo do setor e fornecer essas cinco informações valiosas:

  • Panorama geral do mercado. Neste ponto, o objetivo é entender qual a proporção das atividades já existentes neste setor, relevância para a economia, trajetória, fatos importantes que afetam as atividades, limitações ou condições regulatórias.
  • Potencial do seu produto ou serviço. Para descobrir isso, são avaliados dados sobre o que já existe de similar no mercado, índice de consumo, categorias e linhas diferentes oferecidas, médias de preços, possíveis inovações ou limitações. Também são estudados os concorrentes e sua participação nesse setor.
  • Raio X do seu futuro cliente. Dados demográficos e de consumo ajudam a revelar o perfil do seu consumidor-alvo, faixa etária, localização geográfica, amplitude, classe econômica, gênero, escolaridade, acesso a tecnologia e internet, entre muitos outros fatores, definidos conforme o seu tipo de negócio.
  • Comportamento do consumidor. Quais são as motivações e as dores do seu potencial cliente? Como ele se informa? Por quais canais se comunica? De quais comunidades ou entidades participa? Qual seu índice de satisfação com produtos ou serviços similares? Neste ponto se revelam os possíveis anseios dos consumidores, nichos pouco explorados ou mesmo oportunidades de se posicionar de forma diferenciada.
  • Tendências. Será que esse é um setor em ascensão? Existem fatores que podem comprometer a empresa e seu segmento a longo prazo? Ou mesmo inovações em andamento que devem transformar completamente essa atividade? Nessa análise, são consideradas ainda projeções dos especialistas, movimentos e projetos globais com riscos de impactar a conjuntura econômica.

Parece muita informação – e é mesmo. O diferencial de um cenário setorial de qualidade está na combinação da inteligência e capacidade analítica dos especialistas neste tipo de produto com os modernos recursos de tecnologia avançada. São habilidades que possibilitam não só o  rastreamento e apuração de dados mais ágeis, com menos custos, mas, o que é mais importante, a obtenção de insights estratégicos a partir do cruzamento destes dados.

O propósito final do cenário setorial é obter as cinco informações essenciais para sua empresa, de forma clara e objetiva, com conclusões que apontem caminhos para o seu planejamento estratégico de negócios. Suas descobertas vão nortear decisões tão fundamentais como ir ou não em frente com aquela iniciativa, lançar ou não aquele produto, arriscar ou não aquela inovação. Em todas as instâncias, seu investimento é preservado ou otimizado, garantindo que seu empreendimento vire e se mantenha um ponto fora da curva, no foco do consumidor e longe das temidas estatísticas.

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